ESTOU GRÁVIDA! E AGORA?
A GRAVIDEZ NÃO É SÓ FLORES E NEM SEMPRE É UM PERÍODO DE FELICIDADE PLENA
Claro que é esperado que a chegada de um bebê traga muitas alegrias e realizações, mas nem sempre é assim e precisamos estar atentos para que a mãe não se sinta culpada por isso...
Existem as gravidezes super desejadas, mas existem também aquelas que simplesmente aconteceram e muitas vezes não era o “momento certo”, seja pela idade, pela fase profissional, seja pelo momento do relacionamento, pela pessoa envolvida, o financeiro ou mesmo pelo seu emocional.
Como lidar com seus sentimentos de frustração, decepção, dúvida, tristeza, angústia, raiva em uma sociedade que romantiza a gravidez e a vinda de um bebê? É praticamente proibido assumir que não se está tão feliz assim, que seria melhor em uma outra hora, ou que vc simplesmente não se quer desempenhar esse papel.
Aí vc se esconde, finge que está tudo bem e se isola, culpada na sua solidão por ser a única a não estar contente com a gravidez...
Preste atenção: Vc não é uma má pessoa e não tem culpa pelo que está sentindo agora. Se vc está nessa situação, precisa de ajuda nesse momento! Não é fraqueza nem incompetência. É mais normal do que vc imagina!
Engravidou? Tenha um psicólogo perinatal!
Se fez sentido para vc, encaminhe esse post para que mais mães possam se sentir mais leves! 😘
Psicóloga Nívea Simono
CRP 06/70792
Comments